Há algum tempo o 4º árbitro ganhou uma importância que não havia anteriormente. Sua função mais importante, já exercida há muito tempo, é substituir o 1º árbitro ou o 1º assistente, em caso de falta de condições de jogo por parte de algum dos dois. Inclusive, há algumas rodadas tivemos um exemplo dessa função, quando em dois jogos o 1º arbitro se machucou e o 4º foi substitui-lo.

Além dessa função, o 4º árbitro também deve de cuidar dos equipamentos de todos os jogadores que serão substituídos (entrarão em campo). Outra função que é de imensa importância e também é efetuada por ele, é prestar atenção na aplicação de cartões amarelos e vermelhos, para que o arbitro principal não aplique dois cartões para o mesmo jogador, sem perceber.

Se alguém tem muitas funções dentro de um jogo de futebol, com certeza, é ele. Além de todas essas funções já ditas, o “coitado” ainda tem que assinalar para a torcida, jogadores, TV, entre outros, quantos serão os minutos de acréscimo, após o ultimo minuto de cada tempo.

Após o jogo, também deve conferir a súmula, que é feita pelo 1º árbitro, deve revisar e não deixar que hajam erros de português, consecutivamente rasuras. Sem contar com a costumeira “levantada de placa” que ele dá a cada substituição, para informar quem entra e quem sai.

Se houver algum tipo de reclamação, por parte de jogadores que estão no banco ou então de qualquer membro da comissão técnica, o 4º árbitro deve passar as reclamações ao 1º assistente, que comunicará o arbitro do jogo.

Aí estão algumas das funções do 4º árbitro, muitas pessoas podem não saber e, a partir de agora, saberão um pouco mais sobre esse individuo que é muito importante para a realização de cada jogo.

Sigam: @bgiufrida

About these ads